RSS Hulha Negra - RS Notícias de Hulha Negra/RS Sun, 28 Jun 2026 15:20:48 -0300 Sun, 28 Jun 2026 15:20:48 -0300 Visaoi https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/rss Secretaria de Finanças realiza 2° Seminário de Educação Fiscal em Hulha Negra Wed, 24 Jun 2026 16:20:10 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2007/?secretaria-de-financas-realiza-2-seminario-de-educacao-fiscal-em-hulha-negra.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2007/?secretaria-de-financas-realiza-2-seminario-de-educacao-fiscal-em-hulha-negra.html Na manhã gelada desta terça-feira, 24, o Ginásio Carochão, em Hulha Negra, recebeu mais de 80 pessoas na 2ª edição do Seminário de Educação Fiscal. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Finanças, e reuniu a comunidade escolar, servidores públicos, autoridades e lideranças políticas para uma importante reflexão sobre educação fiscal, cidadania e a gestão dos recursos públicos no município.
No painel de palestras, diversos convidados especiais compartilharam conhecimentos e experiências com o público que prestigiou o seminário. Além disso, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da arrecadação de impostos e compreender melhor como esses recursos retornam à população por meio de investimentos e serviços públicos.
O evento também destacou formas de participação da comunidade, como o programa Nota Fiscal Gaúcha, que realiza sorteios mensais e distribui prêmios para cidadãos cadastrados, além de contribuir para o aumento da arrecadação e o fortalecimento das políticas públicas municipais.
Além das palestras, durante o evento, a Secretária de Finanças de Hulha Negra, Ana Lídia Munhós, lançou o edital que abre as inscrições para a criação de uma mascote para a Educação Fiscal do município. “Foi muito proveitoso, uma troca de experiências com vários municípios participando. O evento também marca o lançamento do edital do nosso mascote da Educação Fiscal. Estamos lançando hoje o concurso que visa elaborar uma identidade visual e um slogan para a nossa Educação Fiscal aqui no município”, destacou Lídia.
O 2º Seminário de Educação Fiscal reuniu especialistas, educadores e agentes públicos para debater cidadania fiscal e a importância dos tributos para o desenvolvimento do município. Entre os palestrantes estiveram os auditores fiscais da Receita Estadual Diego Martinez e Clarissa Rezende Curra, que abordaram temas relacionados à Educação Fiscal e à Nota Fiscal Gaúcha. Segundo a organização, a partir de agora deverá ser realizado um Seminário a cada semestre.
A programação também contou com a apresentação do projeto “Pequenos cidadãos, grandes escolhas”, conduzida pela professora Kety Costa Maciel, da E.M.E.F. Neuza Brizola, e pela coordenadora do Programa de Educação Fiscal de Pedras Altas, professora Deise Graciela Gonçalves. O contador Gabriel Ferreira e a equipe da Secretaria Municipal de Finanças de Hulha Negra falaram sobre a Nota Fiscal Gaúcha, premiação municipal e a importância do CPF na nota fiscal. Também participaram a Equipe Volante de Hulha Negra, apresentando canais de atendimento e boas práticas desenvolvidas no município.
O evento também contou com a presença de diversos municípios vizinhos, entre eles: Aceguá, Arroio do Padre, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Pedras Altas, além de autoridades municipais, entre elas o Vice-Prefeito André Araújo (Bexiga), o Presidente da Câmara de Vereadores, Volnei Manfron, além de Secretários Municipais, servidores públicos, professores(as) e membros da comunidade em geral, reforçando o compromisso conjunto com a promoção da cidadania fiscal e o fortalecimento das políticas públicas no município.]]>
10ª Conferência Municipal de Saúde debate fortalecimento do SUS em Hulha Negra Tue, 16 Jun 2026 17:28:12 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2006/?10a-conferencia-municipal-de-saude-debate-fortalecimento-do-sus-em-hulha-negra.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2006/?10a-conferencia-municipal-de-saude-debate-fortalecimento-do-sus-em-hulha-negra.html A Secretaria de Saúde juntamente com o Conselho Municipal de Hulha Negra, realizou na última quinta-feira, 11, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, um importante espaço de diálogo e construção de propostas para fortalecer a saúde pública no município.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento reuniu profissionais da saúde, autoridades e a comunidade para debater propostas e prioridades para o fortalecimento da saúde pública no município.
A programação contou com a participação do advogado Emersom Rodrigues da Silva, do secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes, e da secretária de Finanças de Hulha Negra, Ana Lídia Munhós. Também prestigiaram o evento o prefeito Fernando Campani, a secretária municipal de Saúde, Daniele Campana Campani, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.
A conferência reforçou a importância da participação popular na construção de políticas públicas e das diretrizes que orientarão as ações da saúde nos próximos anos.
]]>
Hulha Negra integra grupo responsável por estudos do novo sistema tributário Fri, 12 Jun 2026 16:55:47 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2005/?hulha-negra-integra-grupo-responsavel-por-estudos-do-novo-sistema-tributario.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2005/?hulha-negra-integra-grupo-responsavel-por-estudos-do-novo-sistema-tributario.html A contadora e Secretária Municipal de Finanças de Hulha Negra, Ana Lídia Munhós, foi indicada para integrar um dos grupos de trabalho do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS), órgão responsável por coordenar a implantação do IBS, tributo criado pela Reforma Tributária que substituirá gradativamente os atuais impostos estaduais e municipais.
A indicação foi publicada por meio de portaria divulgada, na última terça-feira, 9, que atualizou a composição das Comissões de Trabalho formadas por representantes dos estados, municípios e do Distrito Federal. "A indicação bem como a participação nesse grupo é de extrema relevância pois estaremos estudando, aprendendo, discutindo e deliberando sobre questões que serão primordiais para gestão da reforma tributária. Espero poder contribuir no que estiver ao meu alcance e agregar conhecimento para fortalecimento da gestão pública", destacou Ana Lídia.
Essas comissões têm a responsabilidade de desenvolver estudos, análises e soluções técnicas que servirão de base para a construção dos sistemas, normas e procedimentos necessários ao funcionamento do novo modelo tributário. Os grupos de trabalho são organizados por áreas temáticas, como assuntos jurídicos, orçamentários, tecnológicos, operacionais e de gestão. Cada comissão reúne profissionais com conhecimento especializado para identificar necessidades, avaliar impactos e propor medidas que atendam às demandas dos entes federativos durante o processo de implementação do IBS.
A atualização da composição das comissões reforça a transparência e a organização institucional dos trabalhos conduzidos pelo CGIBS. Atualmente, as comissões são divididas em Comissão de Trabalho Administrativo, Comissão de Trabalho Jurídico, Comissão de Trabalho do Regimento Interno, Comissão de Trabalho do Regulamento, Comissão de Trabalho Operacional e Comissão de Trabalho do Tesouro.
]]>
Secretaria de Educação realiza entrega de camas empilháveis para creche municipal Thu, 11 Jun 2026 16:28:43 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2003/?secretaria-de-educacao-realiza-entrega-de-camas-empilhaveis-para-creche-municipal.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2003/?secretaria-de-educacao-realiza-entrega-de-camas-empilhaveis-para-creche-municipal.html A Prefeitura de Hulha Negra segue investindo na educação e no bem-estar dos alunos e alunas da Creche Municipal Tia Elaine Bastos Oyarzabal. Por meio da Secretaria de Educação (Smed), foram adquiridas 75 camas empilháveis infantis, com um investimento de mais de R$ 14 mil, destinadas às turmas da Educação Infantil e da Educação em Tempo Integral.
A ação faz parte do planejamento da Secretaria para qualificar gradativamente os espaços educacionais da rede municipal, entendendo que a ampliação da permanência das crianças na escola exige ambientes cada vez mais adequados às diferentes necessidades da infância.
Mais do que ampliar vagas ou o tempo de atendimento, a Educação em Tempo Integral demanda organização dos espaços, mobiliários adequados e condições que garantam conforto, cuidado e bem-estar durante toda a jornada escolar. Nesse contexto, os momentos de descanso também fazem parte da rotina educativa e contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças.
Segundo a Secretária municipal de Educação, Cristiane Pereira Gonçalves, a qualificação dos espaços é uma das prioridades da gestão. "Quando falamos em qualidade da educação, precisamos olhar também para os ambientes onde ela acontece. As crianças passam grande parte do seu dia na escola e merecem espaços que promovam cuidado, acolhimento, segurança e desenvolvimento. Estamos trabalhando gradativamente para qualificar nossas unidades de ensino, porque entendemos que cada melhoria realizada impacta diretamente a experiência das crianças e dos profissionais que atuam nesses espaços", enfatizou.
O investimento reforça o compromisso do município com uma educação que compreende a criança em sua integralidade, reconhecendo que aprender também está relacionado aos ambientes, às experiências e às condições oferecidas para que cada estudante possa se desenvolver plenamente.
Na entrega, estiveram presentes, além da Secretária Municipal de Educação, Cristiane Pereira Gonçalves, o Prefeito Fernando Campani, o Vice-Prefeito André Bexiga, a equipe técnica da Smed e a equipe diretiva da Creche.
]]>
Smed amplia frota do transporte escolar Thu, 11 Jun 2026 16:24:34 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2002/?smed-amplia-frota-do-transporte-escolar.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2002/?smed-amplia-frota-do-transporte-escolar.html A Prefeitura de Hulha Negra recebeu na tarde de quinta-feira, 10, um micro-ônibus escolar 0 km destinado ao município por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal. O veículo, adquirido através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), representa um investimento superior a R$ 436 mil e fortalecerá o transporte escolar da rede municipal.
A contemplação é resultado de um trabalho realizado em 2025, quando a Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Administração, Planejamento e Meio Ambiente de Hulha Negra, realizou o cadastramento da proposta junto ao Governo Federal, buscando alternativas para qualificar os serviços oferecidos à comunidade escolar.
Na ocasião, a atual Administração Municipal ainda estava conhecendo em profundidade a realidade do município, levantando demandas, identificando necessidades e planejando ações para os próximos anos. Mesmo diante dos desafios encontrados, não mediu esforços para cadastrar projetos, pactuar propostas e buscar oportunidades que pudessem resultar em melhorias concretas para a população. Hoje, a chegada deste novo ônibus representa justamente a colheita desse trabalho realizado com planejamento, responsabilidade e compromisso com o futuro.
O Prefeito Fernando Campani juntamente com a Secretária de Educação, Cristiane Pereira, comemorou mais uma conquista para a Smed. “Hoje recebemos mais um ônibus 0 km para transportar as nossas crianças. É um esforço coletivo, todos estão envolvidos nessa conquista. Parabéns população de Hulha Negra, essa conquista é de vocês”, reforçou Campani.
Para a Secretaria de Educação, Cristiane Pereira Gonçalves a conquista possui um significado especial, pois o município possui forte característica rural e o transporte escolar desempenha papel fundamental para garantir o acesso dos estudantes às escolas. “Diariamente, os veículos percorrem longas distâncias para atender crianças e adolescentes das mais diversas localidades do município. A chegada deste novo ônibus vem ao encontro de uma necessidade importante da rede municipal. Atualmente, parte da frota apresenta desgaste natural decorrente dos anos de utilização e da intensa quilometragem percorrida diariamente. Por isso, a renovação gradual dos veículos é essencial para garantir mais segurança, conforto, acessibilidade e qualidade aos estudantes que dependem do transporte escolar”, comemorou Cristiane.
A Secretaria Municipal de Educação segue trabalhando de forma integrada com os demais setores da Administração Municipal na busca de novos investimentos e oportunidades, entendendo que cada recurso conquistado fortalece a educação e contribui para a construção de um município cada vez melhor para todos.
]]>
Hulha Negra institui política e programa de incentivo à apicultura e meliponicultura Thu, 11 Jun 2026 16:31:19 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2004/?hulha-negra-institui-politica-e-programa-de-incentivo-a-apicultura-e-meliponicultura.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2004/?hulha-negra-institui-politica-e-programa-de-incentivo-a-apicultura-e-meliponicultura.html Buscando incentivar o desenvolvimento dos produtores de mel e fortalecer a cadeia produtiva do setor, a Prefeitura de Hulha Negra, por meio de projeto de lei aprovado na Câmara de Vereadores instituiu a Política Municipal para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura, além do Programa Municipal de Incentivo à atividade (PROMEL), voltados ao crescimento e à valorização do segmento no município.
Atualmente, estima-se que o município produza cerca de 70 toneladas de mel por ano, podendo alcançar até 150 toneladas anuais. Somente a produção de mel, sem considerar os demais produtos apícolas, poderá movimentar um potencial financeiro superior a R$ 4 milhões.
De acordo com o Prefeito Fernando Campani, Hulha Negra conta com mais de 100 apicultores que contribuem para a economia local. “Atuando com baixa tecnologia e muito esforço para garantir uma quantidade de mel que abasteça o comércio atacadista, que compra aqui e revende nos grandes centros consumidores, ganhando mais de 100% de margem”, destacou.
O Secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Valdinei de Matos, que também é apicultor, reforçou que a atividade apícola pode crescer muito além do cenário atual. “A apicultura presta uma grande contribuição ambiental por meio da polinização das culturas, auxiliando no desenvolvimento da agricultura da região, além do mel, que é o principal produto comercializado”, frisou.
O fortalecimento da apicultura garante não apenas ganhos ambientais, mas também sociais e econômicos. A produção de mel, própolis, pólen, cera, entre outros produtos e subprodutos, permite o desenvolvimento de cadeias produtivas estruturadas, favorecendo o surgimento de agroindústrias, cooperativas e novos arranjos produtivos locais.
A valorização da produção apícola cria novas oportunidades para os produtores, sendo essencial que o município ofereça condições técnicas, legais e estruturais para que esses profissionais possam se adequar às exigências do mercado e ampliar sua atuação.
“A criação da Política Municipal para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura e do Programa Municipal de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura promoverá o planejamento participativo, a integração com instituições de ensino e pesquisa e a busca por financiamento e apoio técnico, possibilitando ações estruturadas e de longo prazo, com foco em melhoramento genético, controle sanitário, capacitação profissional e comercialização eficiente dos produtos”, destacou o Prefeito Fernando Campani.
Como parte das ações de fortalecimento da atividade, os produtos inspecionados pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) receberão um selo de qualidade denominado Mel do Pampa – Sabor da Hulha, valorizando a identidade e a procedência da produção local. A lei, agora deve ser promulgada e assinada pelo Prefeito Fernando Campani nos próximos dias.
]]>
Hulha Negra promove 2ª Feira Literária Cultural Tue, 02 Jun 2026 17:31:31 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2001/?hulha-negra-promove-2a-feira-literaria-cultural.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2001/?hulha-negra-promove-2a-feira-literaria-cultural.html No dia 3 de junho, no ginásio Carochão, Hulha Negra receberá um dia de cultura, educação e conscientização ambiental. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e a de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, promove a 2ª Feira Literária Cultural.
Com o tema Mudanças Climáticas, a programação contará com exposições, projetos escolares, espaços interativos, apresentações culturais e ações voltadas à sustentabilidade.
Diversas entidades, empresas e escolas estarão expondo trabalhos e experiências sobre a importância das questões ambientais. Às 14h30, acontece o espetáculo "Faísca D'Água", com teatro, música ao vivo ’Água”, do Grupo Ueba Produtos Notáveis. O teatro aborda de forma lúdica e sensível a relação entre humanidade, natureza, folclore e preservação dos recursos naturais, especialmente a importância da água e das questões climáticas.
]]>
Prefeitura de Hulha Negra participa da edição do Pampa Summit 2026 em Bagé Tue, 02 Jun 2026 17:27:20 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2000/?prefeitura-de-hulha-negra-participa-da-edicao-do-pampa-summit-2026-em-bage.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2000/?prefeitura-de-hulha-negra-participa-da-edicao-do-pampa-summit-2026-em-bage.html Nos dias 28 e 29 de maio, foi realizado em Bagé o Pampa Summit 2026, evento que reuniu agroindústrias e representantes da agricultura familiar com o objetivo de promover a integração, a troca de experiências e o fortalecimento desses importantes setores da economia regional.
A Prefeitura de Hulha Negra participou da programação por meio das Secretarias de Agropecuária, Educação e Cultura, Desporto e Turismo. Representaram o município a Secretária de Agropecuária, Marciane Fischer; o Assessor Técnico em Desenvolvimento Rural da SMA, José Luiz; a coordenadora das agroindústrias da SMA, Andressa Lenice Bruing; e o Chefe de Eventos Culturais e Esportivos, Ederson Lima.
Um dos destaques da participação municipal foi a representatividade da mulher negra no evento, reforçando a importância da inclusão, da diversidade e da valorização dos diferentes segmentos que contribuem para o desenvolvimento da comunidade e do setor produtivo.
]]>
Governo articula programa para bovinocultura de leite Mon, 01 Jun 2026 13:24:21 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1999/?governo-articula-programa-para-bovinocultura-de-leite.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1999/?governo-articula-programa-para-bovinocultura-de-leite.html A Prefeitura de Hulha Negra, por meio do Gabinete do Prefeito Fernando Campani e da Secretaria Municipal de Agropecuária, trabalha na construção do Programa Permanente de Incentivo ao Melhoramento Genético de Bovinos de Leite (PIMGBL), iniciativa voltada ao fortalecimento da bovinocultura leiteira no município.
A proposta surgiu a partir de uma articulação do prefeito Fernando Campani e da Secretária de Agropecuária, Marciane Fischer, contando com a colaboração do médico veterinário Vener Ebert Enns, presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS).
O objetivo do programa é apoiar as famílias do município que desenvolvem a bovinocultura de leite, incentivando o melhoramento genético do rebanho leiteiro por meio da utilização da Inseminação Artificial Convencional e da Inseminação Artificial em Tempo Fixo. A iniciativa também busca proporcionar aos produtores o acesso a material genético de qualidade superior, permitindo a incorporação de animais com maior valor comercial às propriedades.
O grupo de trabalho responsável pela construção do programa é composto por técnicos da Emater, da Secretaria Municipal de Agropecuária de Hulha Negra, das associações de criadores das raças Jersey e Holandês do Rio Grande do Sul, da Universidade Unipampa e de empresas privadas que atuam no mercado de genética animal.
O Prefeito Campani coordena o grupo de trabalho e pretende encaminhar, em breve, uma minuta de lei à Câmara de Vereadores, além do Plano do Programa Permanente de Incentivo ao Melhoramento Genético de Bovinos de Leite (PIMGBL), visando à captação de recursos junto ao Governo Federal, Governo do Estado e setor privado para viabilizar a iniciativa.
]]>
Ginásio Paulo Freire irá receber reforma Fri, 29 May 2026 07:54:12 -0300 https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1997/?ginasio-paulo-freire-ira-receber-reforma.html https://mail.hulhanegra.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1997/?ginasio-paulo-freire-ira-receber-reforma.html
A comunidade São Roque, no Assentamento Conquista da Fronteira, viveu um momento histórico. Na tarde da última terça-feira, 26, o Prefeito Fernando Campani realizou a assinatura da ordem de início das obras de reforma do Ginásio Paulo Freire, um importante espaço de convivência, esporte e integração para toda a região. 
A obra contará com um investimento de aproximadamente R$ 600 mil, sendo R$ 500 mil oriundos de indicação parlamentar da ex-Deputada Federal Reginete Bispo e R$ 100 mil de contrapartida da Prefeitura. O valor homologado na licitação ficou em torno de R$ 486.788,56, porém os recursos serão integralmente aplicados na reforma do espaço, reforçando o compromisso com a valorização dos espaços públicos e o incentivo ao esporte e à comunidade. O investimento foi conquistado pelo município por meio do Programa do Ministério do Esporte de Apoio à Implementação e Modernização de Infraestrutura de Esporte Amador, Educacional, Recreativo e de Lazer.
O Prefeito Fernando Campani comemorou a conquista, destacando que a reforma é uma solicitação antiga da comunidade. “A reforma do Ginásio Municipal aqui da Conquista da Fronteira representa o fortalecimento da integração das comunidades assentadas em Hulha Negra e da região. Nós estamos trabalhando na reforma dele e preparando para um novo período de uso para o esporte, para a integração e, acima de tudo, para fortalecer os laços da comunidade, fazendo com que o espaço acolha cada vez mais as pessoas”, enfatizou.
A reforma prevê uma ampla revitalização do espaço, incluindo melhorias de acessibilidade, serviços de corte e aterro, demolições e adequações estruturais, substituição do telhado, além de revestimentos, esquadrias, portas, janelas, instalações hidrossanitárias e elétricas, pintura e limpeza final da obra.
O Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Hulha Negra, Volnei Manfron destacou também destacou que a obra foi um esforço coletivo. “É uma grande conquista para a comunidade. Através da construção de vários autores, de várias pessoas se mobilizando. Fizemos o pedido para a Deputada e fomos contemplados para a reforma de todo ginásio”, comemorou o Vereador. 
No evento, também estiveram presentes o Secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Valdinei de Matos; o Secretário de Assistência Social, Matheus de Andrade; a Secretária de Agropecuária, Marciane Fischer; a Secretária de Educação, Cristiane Pereira; e o Secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Igor Canto. Lideranças regionais, bem como a autora da emenda parlamentar, a ex-deputada federal Reginete Bispo, estiveram presentes no ato oficial.
A reforma do Ginásio Paulo Freire representa uma grande conquista para a região, garantindo mais segurança, conforto e qualidade para atividades esportivas, educacionais e comunitárias, fortalecendo um espaço essencial para os moradores de toda a região, pois além de ações esportivas, o local recebe também bailes e festas. A obra será executada pela empresa Watchuk e Korbus Construtora e Incorporadora Ltda.
]]>