A capacitação é direcionada aos profissionais digitadores e enfermeiros, profissionais dos programa ESF Sede e ESF Rural, profissionais da Unidade Básica de Saúde, e profissionais da área de informática.
A Prefeitura de Hulha Negra está promovendo desde quarta-feira (12) um treinamento sobre o e-SUS AB (Atenção Básica), que é uma plataforma de prontuário eletrônico da Atenção Básica. As atividades que estão sendo realizada no Polo da Universidade Aberta do Brasil encerram hoje, sexta-feira (14). A capacitação é direcionada aos profissionais digitadores e enfermeiros, profissionais dos programa ESF Sede e ESF Rural, profissionais da Unidade Básica de Saúde, e profissionais da área de informática. O e-SUS AB busca reestruturar e integrar as informações a fim de qualificar a assistência da Atenção Primária em relação à compra de medicamentos, controle de exames, funções epidemiológicas, estatísticas e outros serviços.
O secretário municipal de Saúde, Volnei Jorge, ressalta que todos os atendimentos realizados nas Unidades devem ser lançados no e-SUS. “Esse treinamento visa otimizar o preenchimento dessas fichas e também o lançamento desses dados corretamente. Tendo os dados, a gente estará lançando a produção de todos os profissionais, visando o recebimento de recursos financeiros para a Atenção Básica”, explica o secretário.
O vice-prefeito, Marco Igor Ballejo Canto, participou da abertura da abertura da capacitação e completa que essa ação é muito importante para os servidores da saúde “aprenderem a preencher os formulários de forma correta para alimentar a base de dados do ESUS de forma qualificada, porque sem qualidade da informação a gente não tem como fazer gestão da saúde”.
O treinamento está sendo ministrado por Bruno Tavares, de Porto Alegre (empresa Bin Helper), e tem como objetivo habilitar os profissionais para o uso do Sistema E-SUS. O E-SUS Atenção Básica (AB) é o novo sistema da AB que substitui o SIAB. Para atender os diversos cenários de informatização e conectividade nos serviços de saúde, são oferecidos dois sistemas de software que podem operar desde uma Unidade de Saúde sem computador, com o sistema com Coleta de Dados Simplificada (CDS) a partir do uso de fichas, até uma Unidade com computador nos consultórios e salas de atendimento, usando o sistema com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).
O ESUS-PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) é um grande avanço para a Atenção Básica Municipal, uma vez que a produção beneficiadas com atendimentos médicos, de enfermagem e todos os cuidados dispensados serão informados digitalmente e enviados ao Ministério da Saúde. Para garantir a qualidade do processo de informação dos dados e utilização do PEC fez-se necessária capacitação dos profissionais envolvidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 14/06/2019
Créditos: Joanes Araujo - Ascom Hulha Negra
Créditos das Fotos: Joanes Araujo