Hulha Negra conta com mais uma indústria credenciada para atuar com produtos de origem animal. A Administração Municipal, por meio da secretaria municipal de Agropecuária, Serviço de Inspeção Municipal (SIM), acaba de liberar o registro em definitivo, legalizando as atividades da Fábrica de Embutidos Mercado Léo, do empresário Léo Roque Kloppenburg.
Inicialmente, a fábrica vai produzir quatro tipos de linguiça: mista com e sem pimenta e suína com e sem pimenta. Este é o terceiro registro liberado em Hulha Negra e a Administração Pública comenta que já existem quatro em processo em fase final de regularização.
Kloppenburg ressalta que o médico veterinário Raoni Gonçalves é um dos idealizadores da fábrica de embutidos. “Este empreendimento vai contar com o suporte técnico do veterinário Raoni. Inicialmente vamos comercializar as linguiças no Mercado Léo e na Padaria Kloppenburg. Hoje a fábrica tem capacidade de abastecer todo o município com produtos de qualidade comprovada. A matéria prima das nossas linguiças são selecionadas para garantir muito mais qualidade para o nosso consumidor”, destaca o empresário.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado parabeniza o proprietário pelo empreendimento e destaca que o Município ganha em qualidade. “A Administração Municipal investe em qualificação para os profissionais do SIM, pois tem a certeza de que a população é a mais beneficiada. Pois são esses profissionais que orientam e fiscalizam para o produto tenha a máxima qualidade para chegar até a mesa do consumidor. Vamos continuar implementando políticas públicas facilitando para o empreendedor para que, desta forma, mais fábricas sejam inauguradas no município gerando novas fontes de rendas”, destaca o prefeito.
O médico veterinário, responsável pelo SIM em Hulha Negra, Marcus Leitzke, também comemora a liberação do registro. “A responsabilidade de garantir a qualidade dos produtos é do próprio fabricante e neste contexto o SIM é um regulador e verificador da qualidade dos produtos fixando seu principal objetivo no zelo pela saúde dos consumidores”
A secretária municipal de Agropecuária, Janice Silva da Silveira, lembra que a adesão do município ao SIM foi uma luta constante da Administração Municipal. “Diferente do que muita gente imagina, o SIM não é um simples “selo” que o produtor adquire para fixar na embalagem do alimento que produz. O registro tem por finalidade, a inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, adicionados ou não de produtos vegetais, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município.”
O que é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM)?
E vinculado à secretária municipal Agropecuária, e é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. Desta forma o SIM foi criado para garantir a segurança ao consumidor no consumo de carnes, pescado, leite e derivados, ovos, mel e demais produtos de origem animal.
Qual a função do Serviço de Inspeção Municipal?
Sua missão é garantir a qualidade dos produtos de origem animal que são produzidos e comercializados município. O SIM tem a função de licenciar e fiscalizar os estabelecimentos produtores de produtos de origem animal, bem como registrar os produtos destes estabelecimentos destinados ao consumo humano.
Quais as responsabilidades do SIM?
O SIM é responsável por exigir que os estabelecimentos observem os dispositivos legais, necessários para a qualificação dos produtos de origem animal produzidos em Hulha Negra, bem como disciplinar e regulamentar as técnicas de procedimentos industriais.