Profissionais de assistência social, representantes de entidades e sociedade civil se reuniram na sexta-feira (30) na 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Complexo do Cras, em Hulha Negra. Na ocasião, foram discutidas e definidas propostas para o desenvolvimento da política pública de assistência social.
As Conferências de Assistência Social são momentos de avaliação. A representação da sociedade civil se soma à representação do poder público para fortalecer esta política pública e garantir o exercício do Controle Social. Nesta edição, foram abordados 5 eixos, definidos na Resolução nº 90 do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, de 21/12/2022.
O evento, organizado pela Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, discutiu o tema "Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, com palestra do pedagogo com especialização em Psicologia Social: Política, Políticas Públicas e Movimentos Sociais, Marcus Gularte.
Representando o Executivo hulhanegrense, o chefe de gabinete, Elias Scoto Ritta, participou da mesa de autoridades e agradeceu a participação da comunidade durante a Conferência. “Esse é o espaço em que todos podem propor melhorias, definir prioridades e auxiliar na elaboração de políticas públicas da área assistencial. A secretária municipal de Agropecuária e presidente do, Conselho Municipal de Assistência Social, Janice Silva da Silveira; a chefe do escritório municipal da Emater, Susane Xavier; e o vereador Jorge Coelho, participaram da formação da mesa de autoridades, juntamente com o palestrante, Marcus Gularte e os representantes do primeiro escalão da Administração Municipal, Elisete Brasil e Elias Scoto Ritta.
Na abertura da Conferência, a secretária municipal de Assistência Social, Elisete Brasil, destacou projetos desenvolvidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social para apoio as famílias. “Estamos desenvolvendo em torno de 10 projetos que contemplam todas as idades nas mais diversas formas de beneficiar nossa população. Nosso compromisso é ampliar a extensão desses projetos para que cada vez mais consigamos contemplar as comunidades no interior do município”, destacou a secretária.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, estava em agenda na cidade de Santa Cruz e não participou do evento, porém, enumerou os investimentos realizados na área socioassistencial. “A área assistencial é uma das prioridades da nossa gestão. O Governo Federal deixou de repassar recursos para manter os projetos e assumimos o compromisso destinando valores do caixa livre do município para que nossa população não seja desassistida”.
A extensionista da Emater/RS-Ascar, Carmem Cáceres, apresentou as atribuições do escritório no município citando exemplos de atividades que a entidade desenvolve no município. A Banda Municipal, um dos projetos desenvolvido através da Prefeitura, fez uma apresentação para os participantes da Conferência.
Após o espaço do palestrante Marcus Gularte, os presentes foram divididos em grupos para discutir os eixos de discussão: “Financiamento”, “Controle Social”, “Articulação entre os segmentos”, “Serviços, Programas e Projetos”, “Benefício e Transferência de Renda”.