O Governo do Estado, em parceria com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime/RS), divulgou os resultados das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) de 2022.
Na região, Hulha Negra figura no topo do ranking do índice de aprovação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado (Saers) de 2022. O município alcançou o percentual de 93,7, atingindo a 279ª posição no ranking estadual que incluem os 497 municípios do Rio Grande do Sul.
A prova foi aplicada em outubro de 2022 para os alunos do segundo, quinto e nono ano do Ensino Fundamental, em turmas com mais de 15 alunos matriculados. O conteúdo da prova incluiu língua portuguesa, matemática e fluência leitura (apenas para o segundo ano).
Além de avaliar a qualidade da educação e projetar políticas públicas, nestes dados, constam os principais indicadores educacionais que compõem o Índice Municipal de Educação do RS (Imers). Esse índice é um dos elementos definidores da parcela da Participação do Rateio da Cota Parte da Educação (PRE), do Índice de Participação dos Municípios do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Dessa forma, aqueles que tiverem o melhor desempenho ficarão com um percentual maior do imposto.
Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura de Hulha Negra (Smec), Adriana Delabary, os dados obtidos pela rede municipal de ensino confirmam o olhar a municipalidade com os rumos do planejamento pedagógico, no âmbito docente e discente, com propostas e projetos que trabalhem metodologias ativas e que buscam a participação das famílias na escola. “Comparando os números com realidades parecidas ou maiores que as nossas, ficamos muito bem colocados e com rendimentos muito positivos o que mostra que as ações realizadas estão dando resultado de fato”, avalia a secretária destacando que a equipe da SMEC ainda segue analisando os dados de forma isolada, cada nota de cada escola e turma, entendendo as dificuldades, na intenção de melhorar ainda mais.
“Levando em consideração que ainda estamos vivenciando um período de pós-pandemia, onde os alunos precisaram passar por um grande período sem aulas presenciais e que foi necessário reinventar a forma de apresentação do ensino, concluímos que esse é um excelente resultado e fruto de um trabalho sério e comprometido de nossa gestão. Esses dados, não tenho dúvidas, vão nos auxiliar servindo de apoio para o nosso planejamento pedagógico”, destacou o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.
O objetivo do SAERS é realizar a avaliação externa da Educação Básica no estado, que deverá ser aplicada anualmente pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Além da aplicação de testes de proficiência em todas as escolas das redes públicas estaduais e municipais, deverá ser promovido também um trabalho continuado de formações e acompanhamento pedagógico do sistema.