Até o momento foram realizadas mais de 50 esterilizações

No sábado (02), a Prefeitura de Hulha Negra, deu início nas atividades do Programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente. A unidade de castração foi instalada no pátio da Loja Obino, em anexo a um dos pavilhões da Secretaria Municipal de Assistência Social. Até o momento foram realizadas mais de 50 esterilizações (somente fêmeas) de cães e gatos.
As castrações terão continuidade na próxima semana e, se não chover, as unidades clínicas (CastraMóvel) serão alocadas no Largo da Biblioteca Municipal Drª Nóris Paiva. Além dos custos implementados através do Governo Federal, a iniciativa em Hulha Negra, conta com recursos próprios do Município e de uma emenda impositiva do gabinete do vereador Diego Rodrigues.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Elisete Brasil, informa que a escolha da clínica responsável pelas castrações foi realizada por licitação, onde foram contratados os serviços veterinários, na modalidade Pregão. Conforme prevê o programa ligado à Secretaria Estadual de Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, serão castrados em Hulha Negra, ao menos, 238 fêmeas até o uso total do recurso.
A secretária explica as cirurgias sãos específicas para animais em situação de rua e semi domiciliados, bem como domiciliados pertencentes à população de baixa renda em vulnerabilidade social com cadastro atualizado no Cadúnico ou Cadastro Social da Prefeitura de Hulha Negra.
O vereador Diego Rodrigues, conta que o cadastramento ao Programa foi incentivado através de seu Gabinete e contou com uma força tarefa por parte do Executivo para conseguir cadastrar em tempo hábil. “Foi preciso garantir um novo prazo para que pudéssemos aderir ao programa e, graça ao esforço conjunto, tudo deu certo. Hoje é uma grande satisfação presenciar essas ações saindo do papel e acontecendo aqui em Hulha Negra”, comemorou Rodrigues.
O prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, entende que a castração desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar animal, no controle populacional e na prevenção de problemas sociais e de saúde. “Com isso, passam a ter continuidade as políticas públicas para os animais, que além de atender à Saúde é também uma preocupação de cunho social. A saúde humana está diretamente relacionada à saúde animal. O aumento da população de animais domésticos amplia o risco de contágio das zoonoses, doenças transmissíveis dos animais aos homens e vice-versa”, destaca o prefeito reforçando que a iniciativa da Prefeitura Municipal leva em conta dois aspectos: o de proteção e respeito aos animais e o de saúde pública.
As orientações de cuidados com os animais pós castração são passadas pela equipe veterinária. A médica veterinária Vandra Machado, explica que durante o período de recuperação, o animal precisa de repouso. “É difícil impedir que ele se movimente, mas estando em família acolhedora a mesma fará os cuidados e higiene para não prejudicar a recuperação. É de fundamental importância a família acolhedora nesse processo”, salienta a médica.
O programa Melhores Amigos – Bicho sente como gente foi possível devido à Lei Complementar 15.595, de 19 de janeiro de 2021, do executivo estadual, que deu competência à SICDHAS para tratar das políticas públicas ligadas à proteção e aos direitos animais. Assim, o Estado passou a ser um dos primeiros no Brasil a criar políticas públicas, apoiando ações junto aos municípios para a garantia dos direitos dos animais domésticos, urbanos, rurais e comunitários e de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 04/09/2023

Créditos: Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Joanes Araujo

Compartilhe!