A Sala do Empreendedor, local onde estão os serviços relacionados à atividade econômica de Hulha Negra, foi reconhecida com o Selo Ouro nesta terça-feira, 12, durante o evento da 5ª Edição da Certificação das Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A certificação foi entregue para secretária municipal de Assistência Social, Elisete Brasil; a coordenadora da Sala, Elizandra Ayres; e a atendente da Sala, Emanuelle Espinosa.
Em 2021, Hulha Negra figurou entre as cidades que receberam a certificação da Sala do Empreendedor, categoria Bronze. O reconhecimento foi concedido durante o IV Seminário Estadual Brasil Mais Simples, na Mercopar, em Caxias do Sul.
Este ano, a distinção que reconheceu os espaços que se destacam pela excelência no serviço prestado aos empreendedores locais premiou 133 municípios gaúchos – 14 a mais que em 2022. Entre as salas certificadas, 40 alcançaram o Selo Diamante, 44 o Selo Ouro, 5 o Selo Prata e 44 o Selo Bronze.
A coordenadora da Sala do Empreendedor, Elizandra Ayres, destaca que “o objetivo deste espaço é colaborar para que o empresário possa contar com a facilidade de dirigir-se a um único local capaz de oferecer orientação e todos os serviços necessários para facilitar o surgimento de novas empresas, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável dos empreendedores locais”.
Conforme avaliação da secretária municipal de Assistência Social, Elisete Brasil, o reconhecimento não é apenas um prêmio, mas uma validação do incansável trabalho que tem sido realizado em prol do fomento ao empreendedorismo local. “Nossa Sala do Empreendedor sempre teve como objetivo ser um farol de apoio aos empreendedores, oferecendo suporte, orientação e ferramentas necessárias para o desenvolvimento de negócios sólidos e sustentáveis em nosso município”, destaca a secretária.
Da mesma forma, o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, destacou que o selo representa a excelência em serviços oferecidos, a qualidade do atendimento prestado e a eficiência dos programas de incentivo ao empreendedorismo da administração municipal. “É uma conquista coletiva, fruto do esforço conjunto de uma equipe comprometida e apaixonada pelo desenvolvimento local. A sala desempenha um papel muito importante no apoio e desenvolvimento de negócios locais, oferecendo serviços como orientação, capacitação e facilitação de processos burocráticos. Não tenho dúvida que ela contribui para a promoção do empreendedorismo, além de impulsionar a economia local e criar um ambiente propício para o crescimento sustentável de pequenas empresas”, completa o prefeito.
Sala do Empreendedor
Voltada para o atendimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e dos Microempreendedores Individuais (MEIs), a Sala do Empreendedor, localizada no prédio em anexo a Secretaria Municipal de Assistência Social, conta com apoio do Sebrae, em sua essência, busca facilitar o processo de abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social.
O espaço funciona como ponto de apoio, oferecendo informações, capacitação, consultorias, formalização de empresas, orientações sobre legislações e acesso a programas de incentivo ao empreendedorismo. A Sala do Empreendedor de Hulha Negra faz parte do Projeto Capacitando para o Futuro, criado através da secretaria municipal de Assistência Social. A Sala oferece atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.