A prefeitura de Hulha Negra, através da secretaria municipal de Assistência Social, abriu as inscrições para o preenchimento de vagas para quatro cursos de qualificação profissional que serão ministrados gratuitamente no município. Está sendo oferecido os cursos de Eletricista Industrial (20 vagas), Serviço de Higienização e Limpeza (20 vagas), Técnicas de preparo de pães, cucas, sonhos e massas caseiras (15 vagas) e Logística – Gestão de Estoque (20 vagas).
As inscrições estão sendo realizadas do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O público-alvo da capacitação são pessoas sem vínculo empregatício, visando prepará-las para assumir postos ociosos no mercado de trabalho do município.
Conforme a secretaria municipal de Assistência Social, Elisete Brasil, caso as inscrições exceda o número de vagas, o critério adotado será o sorteio entre os inscritos. Os cursos serão ministrados através do Senac e Senai e a previsão do início é para o mês de março. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 53 3249 1283.
Os cursos fazem parte do Programa RS Qualificação, desenvolvido pelo Estado para atender às necessidades do mercado de trabalho. Hulha Negra foi um dos municípios contemplados e receberá recursos do Governo do Estado para oferecer cursos profissionalizantes a moradores da cidade, visando melhorar os índices de empregabilidade. Para atender a demanda econômica e profissional do município, o repasse do Estado, somado à contrapartida da Prefeitura, totalizando R$ 61.679,49 mil, será investido nos cursos de formação.
Os cursos que ofertados pelo programa em Hulha Negra foram indicados através de uma pesquisa realizada pelo CRAS e por empresas do município, ao serem consultadas pelo Poder Público Municipal sobre as áreas em que havia maior déficit de trabalhadores.
Para o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, investimentos em qualificação profissional é uma das bandeiras defendidas pelo atual Administração e, conforme Machado, “é fundamental para se manter relevante no mercado de trabalho em constante evolução. O aprimoramento de habilidades amplia oportunidades de carreira, aumenta a empregabilidade e contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional”.
O prefeito ainda reforça que oferecer cursos de capacitação profissional gratuitos pelo poder público é uma das formas de promover a igualdade de oportunidades. “Não tenho dúvida de que isso permite que nossa população aprimore suas habilidades, aumentando a inclusão social e contribuindo para o crescimento econômico, além de fortalecer a mão de obra local”, defende o prefeito.