A tempestade atingiu 19 residências na zona rural

A tempestade de vento e granizo que atingiu a região da Campanha em 17 de janeiro causou vários prejuízos em Hulha Negra. Com isso, o município publicou, no Diário Oficial do Estado, no dia 24 de janeiro, a declaração de situação de emergência e estado de calamidade pública.
Conforme o secretário de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Hector Bastide, a tempestade atingiu 19 residências na zona rural, principalmente nos assentamentos Nova Querência, Chê Guevara, Conquista do Arvoredo, Santa Elmira, Boa Amizade, Nova União, Missões do Alto Uruguai.
O secretário explicou que a Prefeitura ainda está apurando os prejuízos e aguardando o reconhecimento, pelo Governo do Estado, e homologação, pela União. “Estamos elaborando o plano de trabalho para acessar os recursos e ajudar as famílias que sofreram com o destelhamento”, disse. Bastide salienta que, além de telhas, serão solicitadas cestas básicas para suprir as necessidades das famílias que perderam gêneros alimentícios devido ao destelhamento e falta de energia.
Com a homologação do decreto, a Prefeitura fica dispensada de licitações para as aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e, para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data da ocorrência da emergência ou da calamidade. O decreto tem validade de 180 dias.

Fonte: Jornal Minuano

Data de publicação: 26/01/2024

Créditos: Jornal Minuano

Créditos das Fotos: Divulgação

Compartilhe!