O programa “Caminhos da Produção”, do Governo Municipal, foi retomado após ficar sem ação desde 2016. A finalização da primeira edição, após seu retorno, ocorreu na propriedade da agricultora Déia Alves Branco, no Assentamento Capivara B, na última sexta-feira, 15. A iniciativa beneficiou 68 agricultores com um total de 300 cargas de terra e 100 limpezas de açudes.
A ação do Governo Municipal demonstra o cuidado com os produtores, que, em sua maioria, enfrentavam dificuldades para transportar a produção de leite até a porteira, permitindo que o caminhão coletor levasse o produto ao resfriador. De acordo com a Secretária de Agropecuária, Marciane Fischer, o trabalho continua e a expectativa é que na próxima edição o programa seja ampliado. “Ainda para esse ano, queremos continuar com a parceria com a Câmara de Vereadores para que mais 70 agricultores sejam beneficiados com o programa”, reforça,
A agricultora Deia Alves Branco, sem o retorno do Programa a produção de leite seria perdida prejudicando a sua família. “Faz 20 anos que eu moro aqui, e, quando chovia, eu tinha dificuldade de entregar o leite. Eu perdi muito leite antigamente, mas agora, com esse projeto, isso não vai mais acontecer”, comemora a produtora.
O Programa foi uma ação conjunta com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, órgão responsável por organizar e definir as prioridades dos trabalhadores e trabalhadoras da agricultura familiar. Além disso, os serviços ofertados inicialmente incluíram cargas de terra e limpeza de açudes, sendo que o produtor pagava apenas 30% do valor, enquanto os outros 70% foram custeados pela Prefeitura Municipal e pela Câmara de Vereadores, que destinou parte da verba de bancada para subsidiar o programa.
Na ocasião, se fizeram presentes, além do Vice-Prefeito, André Araújo, e da Secretária de Agropecuária de Hulha Negra, Marciane Fischer, os vereadores Diego Rodrigues (PP), Luís Gustavo Nunes (PP), Jorge Coelho (PDT), Volnei Manfron (PT), e a ex-vereadora Tanira Martins (PL).