Dois projetos foram aprovados pelos vereadores e vereadoras

A Prefeitura de Hulha Negra criou o projeto "Nasce uma criança, Planta-se uma árvore". Aprovada pela Câmara de Vereadores, a iniciativa agora é lei (Nº 2.095/2025) e determina que uma muda de árvore seja plantada após o registro de cada bebê no cartório municipal. O objetivo é incentivar a preservação do meio ambiente, promover a educação ambiental, o reflorestamento urbano e rural, e o desenvolvimento sustentável em Hulha Negra.
De acordo com a lei, o plantio pode ocorrer em áreas públicas, desde que respeitadas as regras de urbanismo da legislação vigente, e com a aprovação do órgão responsável pelo meio ambiente. As mudas também podem ser plantadas na zona rural ou em locais previamente definidos pela Prefeitura.
O Prefeito Fernando Campani explica que a ideia é promover o cuidado com a natureza e incentivar a cultura da arborização como estilo de vida. Ele ressalta que essa iniciativa faz parte de um plano maior, chamado "Flores de Maria", que engloba todos os projetos de educação ambiental. "Os projetos de educação ambiental na área florestal, eles estão contidos num grande, vamos dizer assim, guarda-chuva, num grande plano, que é o plano Flores de Maria. E todos os projetos de educação ambiental que têm um viés puramente educativo, mas também com o propósito de promover o desenvolvimento florestal, a jardinagem, o paisagismo. É um processo de sensibilização de toda a população. Se nós não investirmos na educação, o que será de nós daqui a 100, 200, 300 anos? A espécie tende a desaparecer diante da tamanha ignorância, né? Mas nós estamos querendo mexer exatamente com isso", afirma Campani.
As mudas serão doadas pela Prefeitura às famílias. O cartório informará sobre o projeto no ato de registro da criança. Além disso, cada criança participante do plantio poderá receber um certificado com o termo de adoção da árvore ou uma carteirinha denominada "Amigo Protetor da Natureza".
CONCURSO FLORESCER HULHA NEGRA
A Prefeitura de Hulha Negra também criou através de um projeto aprovado recentemente pela Câmara, e portanto transformado em lei municipal( Nº 2.096/2025), intitulado de Florescer Hulha Negra. O concurso será dividido nas seguintes categorias: Melhor Aproveitamento de Espaço, Jardim Ecológico, Jardim mais Florido, Jardim mais Belo, Jardim Empresa e Jardim Escola, todas com participação nas áreas rural e urbana. Todas as escolas da rede municipal de ensino serão consideradas participantes permanentes na categoria Jardim Escola, independentemente da inscrição.
Serão considerados para avaliação critérios como criatividade e originalidade do projeto paisagístico, variedade e conservação das espécies vegetais, sustentabilidade ambiental incluindo uso racional da água, compostagem e uso de plantas nativas , impacto visual e harmonia estética com o entorno, além da participação comunitária ou familiar na manutenção do jardim. Os critérios de pontuação complementares e a composição da comissão julgadora serão definidos em regulamento próprio, a ser instituído por decreto do Poder Executivo. Os membros da Comissão atuarão de forma voluntária, sem ônus para o erário público.
Os vencedores de cada categoria receberão uma premiação simbólica, que poderá incluir certificado de reconhecimento público, troféu ou placa de honra ao mérito, divulgação nos canais oficiais da Prefeitura e um conjunto básico de ferramentas agrícolas para hortas e jardins domésticos em parceria com empresas privadas. O Prefeito Fernando Campani destaca que é uma forma de incentivo ao cuidado com o meio ambiente e ao mesmo tempo uma promoção do embelezamento da cidade. “As pessoas do município de Hulha Negra, serão incentivadas a embelezar o seu jardim residencial, o seu jardim empresarial, as áreas até públicas que estão adjacentes às suas residências, às suas empresas. O concurso incentiva as escolas a cultivar jardins e hortas, e, desta forma nós criamos uma espécie de estimulação com a devida premiação. Esse projeto Florescer Hulha Negra é um verdadeiro concurso de beleza natural”, reforça.

Fonte: Ascom Hulha Negra

Data de publicação: 04/08/2025

Créditos: Ascom Hulha Negra

Créditos das Fotos: Samuel da Rosa/Ascom

Compartilhe!