A maior festividade da região voltou em grande estilo, com uma organização que foi um verdadeiro show. A festa, que enaltece os colonos e as colonas de Hulha Negra, retornou à sua originalidade. De acordo com a organização do evento, entre 10 e 15 mil pessoas estiveram presentes durante o final de semana, e mais de 1 mil pessoas compraram ingressos para o baile de sábado à noite.
O mais aguardado pelo público foi, sem dúvidas, o tradicional café colonial. Com mais de 100 itens à disposição, precisou ser encerrado às 17h de sábado e domingo devido à grande procura da população por deliciosos doces, cafés, salgados e queijos, todos originais de Hulha Negra. Cerca de 1.200 comandas foram distribuídas no final de semana.
Pavilhão da Agricultura Familiar e Feira de Produtos Comerciais
A festa contou com mais de 80 estandes de comerciantes locais e da região. Empreendedores de todos os nichos puderam ser encontrados no evento, desde lojas de colchões, presentes e lembrancinhas, livros e, é claro, muitos produtos da agricultura familiar. Cerca de 30 expositores geraram mais de R$ 110 mil em vendas de vinhos, queijos, doces e salgados de diversos tipos e sabores.
Mostra de Animais volta à Semana do Colono
Criadores de gado leiteiro, ovinos e equinos deram um show na 3ª Mostra de Animais, na 25ª Semana do Colono. O público teve o prazer de ver os animais e seus criadores desfilarem na pista de exposição, além de poder prestigiar duas palestras sobre a morfologia da raça Jersey.
Atividades Educativas e Culturais da Semana do Colono
O pontapé inicial aconteceu no dia 27 de julho com uma rústica, em um domingo frio e chuvoso, o que não impediu os 100 corredores de fazerem o percurso programado pela organização. Já no dia 29, houve o Dia de Campo na São Roque, uma realização da Emater, Cooptil e Embrapa, seguido pela Sessão Solene da Câmara de Vereadores em Homenagem ao Colono e ao Motorista no dia 31. No mês de agosto, a programação continuou na sexta-feira, dia 1º, com uma Roda de Charla sobre Planejar, Gerenciar, Filosofar e Desenvolver o Rural pela manhã. Já à noite, houve apresentações de música gospel, levando fé e esperança para todos.
No sábado, dia 2, a manhã começou com a abertura do Café Colonial e show com Viajantes do Éden. A tarde foi animada com o Musical RGV, apresentações dos Projetos do CRAS, Banda Municipal e Música e Cidadania, e show com o Bloco Coisinha do Pai. O último dia, domingo, 3 de agosto, também teve Café Colonial a partir das 9h. Na parte da manhã, o show foi com Marcos Leal. À tarde, as atrações incluíram apresentações dos Projetos do CRAS, Balé e Dança Moderna. Os shows de Joca Martins e Daniel Torres superaram as expectativas de público no pavilhão de eventos artísticos. A noite de encerramento contou com os shows de Portal 4 e Banda Sétimo Sentido, finalizando com o DJ Thiago.