Atendendo à solicitação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e em função da obra de recuperação das estradas e corredores da zona rural de Hulha Negra, que conta com investimento superior a R$ 15 milhões conquistado junto ao órgão federal, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Gestão Rodoviária e Saneamento, realizou a coleta de amostras de solo.
O material foi encaminhado ao Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), onde serão realizados testes de caracterização e expansão, fundamentais para assegurar a qualidade na execução dos trabalhos.
De acordo com o Engenheiro Civil da Smors, Diego Almeida Pedro, os testes são essenciais para garantir a qualidade do material que será utilizado. “As equipes de obras entregaram seis amostras para análise, contemplando ensaios de liquidez, expansão, CBR com Expansão em materiais finos, massa específica e absorção, limites de Atterberg (LL, LP, IP), análise granulométrica (peneiramento), equivalente de areia (SE) e compactação Proctor (normal ou modificado). Esses ensaios têm como finalidade garantir a qualidade dos insumos utilizados pelas empresas responsáveis pela obra”, reforçou.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Hulha Negra
Data de publicação: 25/08/2025
Créditos: Ascom/Prefeitura de Hulha Negra
Créditos das Fotos: Samuel da Rosa/Ascom