A Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Assessoria de Esporte e Cidadania, em parceria com os professores de Educação Física e as gestões escolares, deu início na última quinta-feira, 28, ao Projeto Esporte Educacional Desportivo no Contraturno Escolar, uma iniciativa que já está transformando a rotina dos estudantes do município.
Atualmente, o projeto atende 109 crianças e adolescentes nas categorias Mirim, Infantil e Juvenil. A partir de setembro, será ampliado para 129 alunos, passando a contemplar também o turno da manhã. As atividades do projeto acontecem sempre no turno inverso ao das aulas regulares, com duração de 2 a 4 horas, respeitando as especificidades de cada faixa etária. Todas as propostas são desenvolvidas na própria escola de origem dos estudantes, o que garante acesso democrático, fortalece o vínculo com a comunidade escolar e valoriza os espaços que já fazem parte da vida cotidiana dos alunos.
De acordo com a Smed, o Projeto Esporte Educacional Desportivo no Contraturno Escolar promove práticas em diferentes modalidades esportivas, adaptadas à idade dos participantes e à realidade de cada escola. Mais do que incentivar a prática esportiva, a iniciativa busca construir disciplina, respeito, cooperação e convivência saudável, contribuindo para o desenvolvimento físico, emocional e social dos estudantes, além de atuar como uma importante ferramenta de recomposição das aprendizagens.
A Secretária de Educação, Cristiane Gonçalves, destacou que o sucesso do projeto é o trabalho coletivo de todos e todas, além disso é um projeto inovador para o município. “Essa ação é resultado do trabalho coletivo de professores, equipes gestoras, comunidade escolar e poder público. Ressaltamos que um projeto dessa dimensão é construído por muitas mãos, fortalecendo o compromisso de Hulha Negra com a educação de suas crianças e jovens. O Projeto se consolida como uma estratégia inovadora da Smed, que alia esporte, educação e cidadania, reafirmando o compromisso de formar sujeitos mais saudáveis, participativos e preparados para os desafios da vida em sociedade”, reforça.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Hulha Negra
Data de publicação: 31/08/2025
Créditos: Ascom/Prefeitura de Hulha Negra
Créditos das Fotos: Thaíssa Coelho/Ascom Hulha Negra