Uso irregular de agrotóxicos pode ser prejudicial à saúde

Nos dias 16 e 17 de setembro, a Secretária de Saúde Daniele Campana Campani juntamente com a Coordenadora das Vigilâncias em Saúde e Combate à Endemias, Daniela Gomes, participam do II seminário de vigilância em saúde das populações expostas a agrotóxicos (VSPEA), em Porto Alegre.
O seminário conta com diversos profissionais falando sobre temas como: modelo de produção agrícola atual e os impactos na saúde ambiental e humana, toxicologia dos agrotóxicos, saúde do trabalhador agrícola, danos dos agrotóxicos na saúde reprodutiva, agrotóxicos e os riscos à saúde associada ao consumo de alimentos, programa nacional de redução de agrotóxicos - PRONARA.
A Secretaria Municipal de Saúde tem objetivo de proteger a saúde da população e o meio ambiente. De acordo com  Secretária Daniele Campana Campani o uso excessivo de agrotóxicos  é prejudicial à saúde. “Pode causar sérios problemas de saúde, como intoxicações, doenças crônicas e impactos no desenvolvimento infantil”, destaca a Secretária.
Para a Coordenadora das Vigilâncias em Saúde, Daniela Gomes, zelar pela saúde e dos(as) trabalhadores(as) é um dos pilares da Secretaria. “Cuidar da saúde do trabalhador é garantir dignidade, produtividade e qualidade de vida para quem move o nosso município”, frisou Daniela.

Data de publicação: 16/09/2025

Créditos: Ascom/Prefeitura de Hulha Negra

Créditos das Fotos: Divulgação