Na última sexta-feira, 22, a Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega de diversos brinquedos voltados para a qualificação dos ambientes e fortalecimento do atendimento em tempo integral, com um investimento no valor de R$ 6.270,00, na Creche Municipal Tia Elaine Bastos Oyarzabal.
Entre os itens entregues estão um triângulo articulado para escalada com rampa de barras, um playground infantil, um circuito de túnel inspirado em Pikler, uma geladeira infantil de madeira e um livreiro de madeira. Todos os materiais foram escolhidos considerando critérios de segurança, durabilidade, estética e, principalmente, a contribuição pedagógica que oferecem ao desenvolvimento integral das crianças.
De acordo com a Secretária da Smed, a Neuropsicopedagoga Cristiane Gonçalves, mais do que brinquedos, os novos equipamentos representam a compreensão de que o espaço também educa e fala da infância. “Cada brinquedo entregue representa um investimento na infância e no protagonismo das nossas crianças. Mais do que materiais, estamos garantindo oportunidades de aprendizagem, convivência e descobertas que fazem parte do direito de viver uma infância plena e feliz. Com esses novos equipamentos, a Creche Municipal reafirma o compromisso da gestão com a valorização da infância, com a garantia dos direitos de aprendizagem e com o fortalecimento de uma educação integral, participativa e de qualidade para todas as crianças hulhanegrenses”, reforça Cristiane.
A aquisição dialoga com as pedagogias participativas, que entendem a criança como sujeito de direitos e protagonista de sua própria aprendizagem. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) assegura seis direitos fundamentais na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
Os brinquedos agora disponíveis na creche garantem condições para que esses direitos sejam vividos diariamente, por meio de experiências que envolvem imaginação, movimento, socialização, criatividade e descobertas. Com o início do atendimento em tempo integral, a qualificação dos espaços torna-se ainda mais essencial, uma vez que a permanência ampliada na escola requer ambientes diversos, que integrem cuidado, aprendizagem e brincadeira.