Com o intuito de colocar cada vez mais a região no mapa do desenvolvimento econômico, Hulha Negra foi palco de um grande Seminário, na manhã desta sexta-feira, 26, no salão de eventos do Clube Concórdia, localizado na Trigolândia. O encontro foi organizado pelas Prefeituras e Câmaras de Vereadores de Hulha Negra e Candiota, em conjunto com o Instituto Cultural Padre Josimo, para tratar sobre o projeto da futura Zona de Processamento de Exportação.
Com um grande público presente para debater sobre a ZPE, o Seminário teve início por volta das 9h30 e se estendeu até o meio-dia. Alunos, professores e comunidade escolar também participaram do evento que, ao que tudo indica, poderá se tornar um marco histórico para cooperar no desenvolvimento da região.
O Prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani, abriu os debates ressaltando a importância do evento e da presença das universidades e das autoridades empresariais nesse processo de desenvolvimento. "Quando eu destaco aqui entre nós, a presença de empresários, a presença de autoridades intelectuais das nossas universidades, lideranças que já operam as suas empresas no nosso território, eu estou destacando que esse grande coletivo é que estão conduzindo esse grande projeto que é a Zona de Processamento de Exportação", enfatizou Campani.
O Seminário teve a palestra principal a cargo do Dr. Roberto Veiga, CEO da Goldwind Aerogeradores, que trouxe insights e experiências sobre desenvolvimento regional, exportação e inovação das ZPEs. Além disso, o evento contou com a presença de deputados e seus representantes, prefeitos integrantes do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), vereadores participantes do Fórum de Desenvolvimento Regional, Manejo das Águas e Combate às Estiagens, empresários de grandes empreendimentos da região, do Estado e do Brasil, reitores das universidades de Bagé, comunidade escolar e a população em geral.
Um novo encontro está programado para acontecer em Candiota. Além disso, o Prefeito Fernando Campani anunciou, ao lado do Prefeito Luiz Carlos Folador, a intenção de organizar uma comitiva que integre universidades, prefeituras, empresários e câmaras para visitar as ZPEs já existentes e avaliar o processo de instalação e funcionamento das mesmas.