Na ultima quinta feira, 9, Hulha Negra foi palco do 1º Seminário de Educação Fiscal, O evento organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Finanças, teve inicio as 9h, no Ginásio Carochão, tendo como principal objetivo promover a conscientização de educação fiscal e elucidar à população a forma como os recursos públicos são arrecadados e aplicados.
O evento contou com a palestra do Contador e Pós graduado em gestão Pública, Paulo Herve Dutra, que abordou sobre IPM/ICMS-Legislação, Cálculos e Demonstrações, PIT – Importância da emissão de nota fiscal e também das turmas volantes. E também com a palestra do contabilista e proprietário da Conteserv Assessoria, Ricardo Pinto de Souza, palestrou sobre a reforma tributária e seus impactos. Outro destaque do evento foi a participação dos alunos da turma do 6º ano da E.M.E.F Auta Gomes, que apresentaram o trabalho ‘’Semeando Cidadania’’, que tratava sobre os impostos propostos a comunidade de Hulha Negra.
Um grande público prestigiou o evento durante o dia , incluindo Municípios vizinhos e escolas de Hulha Negra. Para a Secretária de Finanças do município, Ana Lídia Munhós, uma das idealizadoras do evento, a realização do seminário foi um marco na história de Hulha Negra. ‘’A avaliação foi muito positiva o seminário marcou uma nova fase de envolvimento entre a Prefeitura e a comunidade, com foco em desmistificar conceitos e promover a educação fiscal, especialmente nas escolas’’ destacou a Secretária.
O Contador da Prefeitura de Hulha Negra, Gabriel Ferreira Pereira demonstrou em sua fala que ter o entendimento sobre as notas fiscais é de extrema importância. ‘’Um evento simples, realizado no ginásio, com participação de crianças, comunidade e empresários. A mensagem de cidadania e de entender que a nota fiscal é importante, que é preciso cobrar e fiscalizar as empresas, foi compreendida pelos participantes ’’, afirma o contador.
De acordo com a inspetora tributária do município, Silvia Acosta, atividades que tratam do tema da educação fiscal são extremamente relevantes. ‘’A importância do seminário é a gente discutir a educação fiscal aqui no nosso município, ainda não existia, foi o primeiro seminário. O nosso país tá passando por uma mudança bem relevante nessa área, então a gente tem que estar sempre aprendendo’’, diz Silvia.
Para Elenice Ritta, inspetora tributária de Hulha Negra destaca que organizar eventos com temas fiscais cooperam para termos uma sociedade mais consciente economicamente. ‘’ O seminário é muito importante porque busca a construção de uma sociedade mais consciente, ajuda na compreensão sobre cidadania, estimula a prática de pedir nota fiscal e garante boa aplicação dos recursos públicos. Também promoveu troca de experiências com a presença de cidades vizinhas’’, afirma.
Segundo a administração municipal, a primeira edição foi um sucesso, e com isso a prefeitura planeja realizar um segundo seminário, ainda sem data definida, para tratar mais do assunto. Participaram do evento autoridades do município como o Vice-Prefeito André Araújo, o Presidente da Câmara de Vereadores de Hulha Negra Josias Vidarte, os(as) Secretários(as) municipais de Administração, Planejamento e Meio Ambiente, Valdinei de Matos; da Saúde, Daniele Campana Campani; de Educação, Cristiane Gonçalves; de Agropecuária, Marciane Fischer; e de Cultura, Marco Igor Ballejo Canto; Comunidade escolar e sociedade civil.