Evento recebeu parlamentares da Assembleia do Rio Grande do Sul e autoridades da região

Na última sexta-feira, 31 de outubro, foi realizada uma importante Audiência Pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, presidida pelos deputados Zé Nunes (PT) e Luciano Silveira (MDB). O evento ocorreu no Salão de Eventos do CRAS, em Hulha Negra, e reuniu autoridades políticas regionais e estaduais, representantes de entidades de ensino superior, cooperativas, alunos da rede pública e a comunidade em geral.
A audiência, estrategicamente programada para o Dia Mundial das Cidades, teve como tema “A Insegurança Hídrica e a Realidade do Campo e da Cidade”, e representou um passo importante na busca por soluções conjuntas e duradouras para os impactos do clima e da escassez de água na Região da Campanha.
A iniciativa foi solicitada pelo Deputado Estadual Adão Pretto, após ouvir o pedido do Prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani, representando o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Durante o encontro, o representante da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Saulo Aires de Souza, participou de forma on-line apresentando o Plano Nacional de Segurança Hídrica. Também foi abordada a Lei Federal nº 14.904/2024, que garante à população o direito à adaptação climática.
Com debates produtivos e ampla participação popular, a audiência destacou a necessidade de substituir medidas emergenciais por políticas estruturantes, reafirmando o compromisso de Hulha Negra e dos municípios da região com a sustentabilidade, o desenvolvimento e a segurança hídrica.
Em sua fala, o Prefeito Fernando Campani reforçou que a região não pode decretar a todo momento situação de emergência, mas precisa buscar soluções reais. "Nós não podemos mais ficar achando que nós somos um território que, eventualmente, o clima fica extremo. Nós somos assim, assim como o nordeste também é assim. Então, nós temos que parar de dizer que nós somos, nós somos alvo de eventos que acontecem quando a gente menos percebe. Temos que parar com isso, porque não é razoável, não é racional eu dizer que é emergente algo que a gente sabe que todo ano acontece", frisou Campani.
O Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Deputado Estadual Zé Nunes, reforçou a fala de Campani destacando que se faz necessário criar um grupo de trabalho para buscar recursos junto ao Governo Federal. O Deputado Estadual, Adão Pretto, proponente da audiência, reforçou que esse tipo de audiência precisa ser permanente na região. "Nós precisamos, queridos companheiros, pensar e repensar a política nacional de segurança hídrica. Nós temos que ter esse debate profundo na região da campanha. Precisamos de orçamento, precisamos de política pública, precisamos da mão do governo, de todos os entes da Federação Brasileira", reforçou.

Data de publicação: 01/11/2025

Créditos: Ascom/Prefeitura de Hulha Negra

Créditos das Fotos: Samuel da Rosa/Ascom Prefeitura de Hulha Negra