Na próxima semana ETA deve ser ativada

O Governo de Hulha Negra tem realizado um trabalho conjunto com a Usina Termelétrica Pampa Sulno processo de implantação e início da operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Trigolândia. A empresa vem prestando apoio técnico e disponibilizando profissionais para a capacitação da equipe municipal.
Técnicos da Pampa Sul já ministraram cursos sobre manutenção, operação da ETA e uso de produtos químicos ao Engenheiro Civil da Prefeitura, Diego Pedro, além de um mini curso para os servidores que irão atuar na estação. Em janeiro, será realizado mais um curso completo, custeado pela Pampa Sul, incluindo capacitação específica para o tratamento químico da água. A previsão é de que a ETA entre em operação na próxima semana.
Segundo o engenheiro civil Diego Pedro, será realizada uma limpeza na adutora que liga a Barragem do Jaguarão à ETA. Para isso, haverá descarte de água por até 24 horas na localidade da ponte do Chirma, garantindo a segurança e o bom funcionamento dos equipamentos. “Hoje estou ligando as bombas para retirar todos os resíduos das tubulações antes que a água chegue à ETA. Após a chegada da água à estação, será realizada a limpeza do sistema. Neste momento, estamos executando uma nova limpeza em toda a tubulação interna, com o objetivo de remover todo o lodo existente”, destacou o engenheiro.
De acordo com o cronograma de trabalho da equipe de técnicos da Secretaria de Obras, Gestão Rodoviária e Saneamento Básico (Smors) em fevereiro de 2026, com o recurso recuperado junto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a implantação da tubulação deve ser finalizada, e a partir disso a água será distribuída pela rede.

Data de publicação: 15/12/2025

Créditos: Ascom/Prefeitura de Hulha Negra

Créditos das Fotos: Divulgação