Após a realização de uma Audiência Pública de caráter regional, em Hulha Negra, promovida pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, o Prefeito Fernando Campani (PT), representando a vontade dos Prefeitos da região, buscou o apoio do Deputado Estadual Adão Pretto (PT) e combinaram ações para o município e região da Campanha Gaúcha. Na primeira quinzena do mês de dezembro de 2025, no dia 16, o Deputado Adão e o Prefeito Campani realizaram uma reunião online, do Gabinete do parlamentar, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, com o Senador Paulo Paim (PT) em Brasília (DF), onde trataram de uma iniciativa da região da Campanha, coordenada pelo Prefeito Fernando ao lado dos Prefeitos do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), onde propõem possíveis soluções para o quadro de insegurança hídrica na região da Campanha, e que foi enviada como proposta ao Senador Paim e a sua relação com o parlamento brasileiro e o governo federal.
Os Prefeitos do Cideja apresentaram uma proposta de lei federal devidamente fundamentada. A iniciativa pode gerar uma Lei Nacional sobre Segurança Hídrica específica para a região da Campanha Gaúcha, onde haverão investimentos em obras de armazenamento de água, Irrigação e ampliação do abastecimento de água potável para as populações da região. "Não podemos admitir que a região viva de decretos de emergência quando, na verdade, a região oferece naturalmente insegurança na oferta de água, o mesmo acontece em outras regiões do Brasil, " explicou o Prefeito Campani.
A iniciativa de criação de uma lei federal também conta com a força e o apoio dos Vereadores e Vereadoras da região da Campanha Gaúcha através do Fórum Regional de Desenvolvimento, presidido pela Vereadora de Aceguá, Liziane Jardim (MDB).
Data de publicação: 05/01/2026
Créditos: Ascom/Prefeitura de Hulha Negra
Créditos das Fotos: Divulgação