O Município de Hulha Negra avança de forma concreta rumo ao início do abastecimento por meio da Estação de Tratamento de Água (ETA). Em breve, a população passará a receber água tratada diretamente do sistema, resultado de um processo técnico responsável e de investimentos estruturantes.
Prova desse avanço é que, na última terça-feira, dia 13, foi produzida a primeira amostra de água tratada na Estação de Tratamento, ainda em fase de avaliação inicial, a qual apresentou análise sensorial positiva e atendeu aos parâmetros de potabilidade, confirmando a eficiência da ETA e aproximando o município de um marco histórico no fornecimento de água de qualidade à comunidade.
A Coordenadoria de Saneamento Básico (COSAB) da Prefeitura de Hulha Negra, recentemente instalada através de uma reforma administrativa, começou a colher resultados importantes com o início das operações da ETA. Além das atividades de produção inicial de água tratada, a Cosab, vem realizando um intenso treinamento com os servidores municipais que irão trabalhar no novo Sistema de Abastecimento da cidade.
O Prefeito Fernando Campani, biólogo e responsável técnico pela qualidade da água, com emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) junto ao Conselho Federal de Biologia, e um dos técnicos responsáveis pela gestão do abastecimento do município, acompanhou e provou a amostra produzida pela equipe da ETA, destacando o avanço do saneamento básico em Hulha Negra com a futura operação plena da Estação de Tratamento. "Estamos no caminho certo para tornar Hulha Negra numa verdadeira cidade com as estruturas e serviços básicos de uma cidade normal, e, em breve, estaremos abastecendo a população com quantidade e qualidade de água potável para atender toda a demanda da área urbana", projetou Campani.
Hulha Negra é a única cidade da região e uma das poucas do estado do Rio Grande do Sul que ainda não conta com um sistema de abastecimento básico constituído por coleta, tratamento, distribuição e monitoramento. "O sistema que Hulha Negra adotará, conforme projetado para o primeiro semestre de 2026, será monitorado diariamente, rigorosamente em conformidade com as regras e normas sanitárias como acontece em quase a totalidade das cidades do país, vamos sair desta situação precária que a cidade ainda não saiu em pleno ano de 2026", afirmou Moisés de Abreu, Secretário Municipal de Obras, Gestão Rodoviária e Saneamento Básico de Hulha Negra.
Data de publicação: 13/01/2026
Créditos: Samuel da Rosa/Ascom Prefeitura de Hulha Negra
Créditos das Fotos: Samuel da Rosa/Ascom Prefeitura de Hulha Negra